sábado, 2 de abril de 2011

Experimentos Química I

EXPERIMENTOS DE QUÍMICA
(COM PRODUTOS CASEIROS)
Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br
Introdução
Ácidos são substâncias que têm certas propriedades em comum.
Bases (também denominadas álcalis) é outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Nas experiências, a seguir, você investigará algumas destas propriedades, utilizando material bastante comum em sua casa ou arredores. Além disso, você aprenderá como os químicos usam escalas de pH para descrever ácidos e bases.
Indicadores
A propriedade mais notável dos ácidos e bases é a habilidade deles para mudar a cor de certos vegetais. Um bem comum cuja cor responde à aplicação de ácidos e bases é o repolho roxo. O primeiro passo nesta experiência é preparar um extrato de repolho roxo, com o qual você poderá investigar estas mudanças de cores.
Receita
Corte aproximadamente 500 mililitros de repolho roxo em cubos de cerca de 2cm e coloque num liqüidificador ou processador. Acrescente aproximadamente 250 mililitros de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Esse será nosso extrato de repolho roxo para explorar ácidos e bases.
Primeiro teste
Examine o rótulo de uma garrafa de vinagre branco. O rótulo provavelmente dirá que "contém ácido acético". Isso indica que aquele vinagre é um ácido e tem propriedades de um ácido. Vejamos como este ácido se comporta ao receber nosso extrato de repolho roxo.
Coloque 125 mililitros de vinagre em um vidro incolor (copo transparente). Acrescente 5 mililitros (1 colher de chá) de extrato de repolho roxo; mexa bem a mistura e note sua cor. A cor da mistura é:
 
[Coloque sua resposta na caixa acima]
A cor do extrato de repolho com vinagre é a cor que o extrato sempre terá quando misturado com um ácido. Guarde a mistura deste vidro para servir de referência para as próximas experiências.
Segundo teste
Agora vamos examinar o efeito sobre a cor do nosso extrato, sobre a amônia da água de lavadeira.
Coloque 125 mililitros da água amoniacal de lavar roupa em um vidro incolor. Acrescente 5 mililitros do extrato de repolho roxo e mexa bem a mistura. A cor desta nova mistura é:
 
[Coloque sua resposta na caixa acima]
A amônia contida na água de lavar roupa é uma base (substância alcalina). A cor desta mistura é a cor que nosso extrato sempre terá quando misturado com uma base. Guarde este novo frasco para usar sua cor como referência nas próximas experiências.
O extrato de repolho roxo, por indicar se uma substância tem as propriedades de um ácido ou de uma base, pode ser chamado de indicador de ácido/base.
Terceiro teste
Para testar as propriedades de um sólido escolhemos o bicarbonato de sódio.
Coloque 5 cm3 de bicarbonato de sódio (pó branco usado para acidez estomacal) em um vidro incolor e acrescente 125 mililitros de água. Agite a mistura até que o bicarbonato dissolva totalmente. A seguir, acrescente 5 mililitros de extrato de repolho roxo nesta solução. A cor desta mistura é:
 
[Coloque sua resposta na caixa acima]
Que é o pH?
A cor obtida com o bicarbonato de sódio é diferente daquela obtida com o vinagre e também daquela obtida com a amônia. O extrato de repolho pode indicar se uma substância é alcalina (como o caso da água de lavadeira), se é ácida (como é o caso do vinagre). Pode também, pelo tom da cor, mostrar se um ácido ou base é mais forte do que outros.
Os Químicos usam uma escala de pH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de pH abaixo de 7 (sete) indica que a substância é ácida e, quanto menor for o número (6, 5, 4, 3, 2 ..) mais forte será o ácido. Um valor de pH acima de 7 (sete) indica que a substância é alcalina (básica) e, quanto maior for o número (8, 9, 10 ...) mais forte será a substância alcalina.
O extrato de repolho roxo mostrará cores diferentes para valores de pH diferentes. Essas cores e os correspondentes valores (aproximados) de pH são:
pH(aproximado)
2
4
6
8
10
12
cor do extrato
vermelho
púrpura
violeta
azul
azul/verde
verde
Com base nesta tabela, qual o pH (aproximado) do nosso vinagre?
 
Qual o pH (aproximado) de nossa água de lavadeira?
 
Qual o pH (aproximado) de nossa solução de bicarbonato de sódio?
 
Use das instruções utilizadas para o caso do vinagre e da amônia para testar o pH de vários outros líquidos incolores como dos refrigerantes (bebida suave de lima-limão) e suco de limão.
Anote suas observações.
Outros testes
Pode-se testar líquidos que são brancos (como é o caso do leite) da mesma maneira. Você também pode testar sólidos que se dissolvam na água, seguindo as instruções para o caso do bicarbonato de sódio. Isto também funciona para líquidos viscosos como é o caso de detergentes líquidos.
Teste outras substâncias de fácil obtenção como: açúcar, sal de cozinha, shampoo, leite de magnésia, tabletes antiácidos e aspirina. Em cada caso, anote numa tabela como a sugerida abaixo:
MATERIAL:
 
 
 
 
COR DO EXTRATO:
 
 
 
 
pH:
 
 
 
 
PRECAUÇÃO: Alguns produtos domésticos podem causar irritação da pele. Não permita que eles entrem em contato com sua pele; caso isso acontece lave abundantemente com água corrente.
Toda experimento deve ser feito na presença de um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário